BIOGRAFIA

Soprano Ligeiro Coloratura, Compositora e Empresária fundadora do Grupo Bel Canto - Orquestra e Coral. Nascida em Felixlândia, Minas Gerais, em uma família tradicional e com forte conexão com a música, Suelly Louzada descobriu sua paixão pelo canto e composição desde tenra idade, mas seu primeiro contato com o canto lírico ocorreu mais tarde ao integrar o Coral Sesiminas, onde rapidamente teve a oportunidade de estrear como solista. A estreia aconteceu na Praça do Papa no Grande Concerto de Natal do Sistema Fiemg, com Coral e Orquestra Sesiminas. Esse momento marcou o início de sua jornada no mundo da música erudita.

 

No ano seguinte, Suelly Louzada ingressou no bacharelado em Canto Lírico pela UFMG, na classe do Professor Amin Feres, graduado pela Universidade de Freiburg (Alemanha). Neste habitat perfeito, floresceram as oportunidades e como integrante do Coro de Câmara da Escola de Música da UFMG, solou na gravação da 9ª edição do CD do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juíz de Fora; solou e produziu o recital "Concerto no Campus" no auditório da Reitoria (UFMG); em 2001, já aluna da professora Mônica Pedrosa, venceu o Concurso Jovens Solistas da Escola de Música da UFMG; solou na Cantata Oratória de Noel (Saint-Saëns); sob a batuta do maestro Márcio Miranda e acompanhada da Orquestra Sinfônica da Imprensa Oficial de Minas Gerais.

Suelly Louzada vivendo "Poppea" na ópera "L'Incoronazione di Poppea" de Cláudio Monteverdi no Museu Inimá de Paula em agosto de 2015.

Viveu diversos papéis em óperas das mas variadas épocas, destacando-se: "Psychè" Psychè (Lully) com direção musical e cênica da professora Rosângela de Tugny; "Musetta" em La Bohème (Puccini), "Eurídice" em Órfeu (Gluck), "Lia" em O Filho Pródigo" (Debussy), com direção musical e cênica da professora Marilene Gangana; "Susanna" em As Bodas de Fígaro (Mozart), com direção geral do maestro Silvio Viegas e acompanhada pela Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG; "Cecí" em O Guarani (Carlos Gomes), “Nanetta” em Falstaff (Verdi), com direção musical de Francisco Mayrinck. Mais tarde viveu “Poppea” em L’incoronazione di Poppea (Cláudio Monteverdi), e Belinda em Dido and Eneas (Henry Purcell), com direção musical e cênica do maestro Márcio da Silva e acompanhada pela Emsemble Orquestra da Academia de Ópera Barroca (Inglaterra). 

Suelly Louzada integrando o Concentus Musicum de BH. Cantando a 9º Sinfonia na Sala Minas Gerais junto à Orquestra Filarmônica em fevereiro de 2018. Regência: Maestro Fábio Mechetti.

Paralelamente à sua carreira de solista, continuou experienciando largamente o canto coral, integrando o Coro de Câmara da Escola de Música da UFMG, sob regência da maestrina iara Fricke Matte; o Coral Lírico de MG, sob regência da maestrina Eliane Fajioli e o Concentus Musicum de Belo Horizonte, também sob regência da maestrina Iara Fricke Matte.​ Com esses coros, teve a honra de cantar acompanhada pela Orquestra da Escola de Música da UFMG, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Temporada de 2 semanas no Coro da OSESP) e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. 

Suelly Louzada & Grupo Bel Canto se apresentando na inauguração do Mirian Maia II em Belo Horizonte.

Após concluir a graduação, Suelly Louzada expandiu sua atuação musical, trazendo sua versatilidade para abraçar diferentes estilos musicais cantando do lírico ao pop. Fundou então o Grupo Bel Canto - Orquestra e Coral que desde 2003 vem encantando o público em diversos eventos sociais, como cerimônias de casamento, missas e outras ocasiões especiais. 

Neste mar de eventos selecionadíssimos, teve o privilégio de cantar na cerimônia de casamento de famosos como os jogadores de futebol Leonardo Silva, Fábio Júnior; o comentarista Bob Faria, o apresentador e comentarista Dudu, dentre outros.

Suelly Louzada "In Pop Show" realizado no Teatro Francisco Nunes em Belo Horizonte/MG.

Ao mesmo tempo, também se dedicou ao seu trabalho autoral, em 2017 lançou seu primeiro álbum, composto inteiramente por músicas inéditas. Esse trabalho recebeu ótima receptividade e, em 2020, o álbum foi disponibilizado nas principais plataformas digitais.

 

O álbum vem recebendo reconhecimento e com a faixa título "Intrínseca Gota", Suelly Louzada venceu em primeiro lugar como melhor intérprete no 1º Prémio Nacional COMOVER Naturezas Compositoras 2022. 

Suelly Louzada em participação especial no aniversário de 248 anos da PMMG no dia 12-06-2023 na Sala Minas Gerais - Belo Horizonte/MG.

Regência: Maestro Paulo Natividade

Atualmente, Suelly Louzada é pós-graduanda em ópera e em Teatro Musical. É atuante em concertos, óperas, shows e eventos sociais como casamentos, missas e afins.

Para conhecer seu trabalho autoral e adquirir o CD "Intrínseca", acesse o botão abaixo:  

 AGRADECIMENTOS


Quando ingressei na faculdade de música nunca poderia imaginar que um dia administraria um grupo de músicos profissionais.


Com certeza, a música é um presente. É uma honra trabalhar com o quê se ama; é uma honra até enfrentar os obstáculos do dia a dia, inerentes a qualquer profissão (quando conduzida com seriedade). Todas as dificuldades são superadas pelo amor... amor à arte e à missão que nos foi confiada.


Teço elogios e agradecimentos a todos os colegas que ouviram seu coração e foram estudar música sem saber muito bem onde iriam chegar; teço elogios e agradecimentos aos nossos mestres que nos conduziram e ainda conduzem pelos caminhos do saber e da esperança...afinal eles também são músicos e um dia tiveram a mesma coragem que nós; teço elogios e agradecimentos a todos os amigos do peito que reforçaram e reforçam nossa fé na amizade verdadeira; teço elogios e agradecimentos aos antipatizantes que nos mostraram e ainda mostram a necessidade de saber sobreviver na selva; teço elogios e agradecimentos aos nossos queridos PAIS e IRMÃOS por não enlouquecerem ao nos ver ingressar na faculdade de música ao invés de cursar direito, medicina, administração...; teço elogios e agradecimentos ao público dos concertos, dos shows, às noivas e noivos, formandos e formandas, empresas... que nos aplaudem e nos contratam, evitando que nos recludemos, guardemos nossos diplomas e mudemos de profissão.


Finalmente, teço elogios e agradecimentos a DEUS, nosso grande e perfeito Mestre, por todas as dádivas acima citadas; pela minha família, fonte de alegria e de luz; e por outras dádivas, que juntas compõem a engrenagem do sistema mais complexo e maravilhoso que é a vida, sistema este incrivelmente repleto de mistérios, aprendizados, emoções... O mais curioso é que tudo isto é gratuito... só nos é pedido CONFIAR e AMAR... 


Este é SEU grande mandamento... E nosso maior desafio!...


Suelly Louzada